29 de fevereiro de 2024

Idosos são principais prejudicados por golpes e fraudes pela internet, diz advogado

Foto: Filipe Luiz/Metropress

O advogado especialista em Direito do Consumidor Filipe Vieira afirmou, na terça-feira (27), que os idosos são as principais vítimas de golpes bancários on-line. Segundo Vieira, a situação se agravou após o pico da pandemia de Covid-19, que levou boa parte da população a utilizar os aplicativos dos bancos.  

“A Febraban [Federação Brasileira de Bancos] fez um estudo, desde o início da pandemia até os dias atuais, e 60% das vítimas dos golpes e fraudes pela internet são idosos. Antes da pandemia, aquela pessoa que mal usava o celular ou não dependia dele, não tinha porque ter um aparelho sofisticado, a pandemia fez com que ele precisasse ser bancarizado ou ser um consumidor na era digital, disse Filipe Vieira, em entrevista ao Metropole Serviço.

O advogado ainda considerou o aumento positivo por conta da inclusão digital da população, no entanto, defendeu que é preciso instruir os novos usuários do ambiente virtual. O especialista também disse que há um novo projeto de lei em tramitação para que os contratos bancários para idosos, a partir de 80 anos, só possam ser assinados de forma presencial para evitar golpes on-line.
“É um projeto que a gente enxerga a primeira vista como muito positivo. Essa assinatura presencial evita que a pessoa idosa possa contratar acidentalmente um novo empréstimo por celular, mas que no presencial ela possa receber toda a instrução e informação necessária para evitar deslocamentos desnecessários”, comentou.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário