15 de agosto de 2015

Alunos de São Miguel das Matas se destacam com projeto para feira de Ciências

Durante todos os anos o Colégio Estadual Aldemiro Vilas Boas realiza uma Feira de Ciências, onde os alunos escolhem um tema e depois de alguns dias é realizado uma exposição pública dos projetos científicos.
Este ano os alunos do 3º ano F.G.C. Robert, Karen, Jéssica e Janaina juntamente com a ajuda da professora orientadora Natalia Oliveira, se atentaram para um tema bastante interessante. A destinação de um produto tóxico que pode trazer sérios malefícios à saúde humana e animal. A manipueira.

A partir das pesquisas, surgiu o ProMani (Projeto Manipueira) com intenção de explicar, mostrar e ensinar os devidos fins que devem ser tomados para que a manipueira proveniente da prensa da raiz de mandioca, para que não venha causar grandes prejuízos ao meio ambiente e ao homem, que dele necessita para viver e retirar o seu sustento, fazendo isso através de panfletos, mídia de massa e a realização de palestras nas casas de farinha.
Visto que São Miguel das Matas é uma cidade onde sua economia é baseada na agricultura e consequentemente na produção da mandioca, se observou que em maioria das 280 casas de farinha que aqui funcionam, não se dava a devida destinação para a “manipueira” que em nosso município é mais costumeiramente chamada de “água de mandioca”.
Se despejada na natureza a manipueira pode acarretar poluição do solo e água, causando grandes prejuízos a natureza, e assim foi necessária uma maneira de tornar essa água rentável para a população e agricultores. Visto que foi testado e comprovado a reutilização da manipueira na fabricação de sabão em barra, também líquido(Experimento próprio do ProMani ), além da fabricação de vinagre, adubo e pesticida.
Vale salientar também que obteve-se parcerias como na questão de valorização da retratação através de imagens dos nossos trabalhadores rurais, a esses que tanto ajudam na nossa economia e que pelas lentes da fotografa Gracielle Pereira ganhará uma visibilidade nas redes sociais e consequentemente o direcionamento ao orgulho e respeito de serem percas indispensáveis em nosso município. Agradecemos também ao professor Cláudio Cruz que nos ajudou Imensuravelmente. Além disso a participação do Técnico Agrícola Elizeu Ribeiro e da parceria da Sec. De Agricultura, do Colégio onde estudamos e a Sec. De Educação onde com o apoio da mesma implantaremos um jogo educativo que falará  também sobre a manipueira e como se fazer a reutilização da mesma, tendo a intenção assim de que não somente os pais recebam essas informações nas casas de farinha mais também os seus filhos através do jogo : Viajando na Manipueira.

Segue a Baixo um Link de como transformar a manipueira em produtos rentáveis para o nosso dia a dia:

Nenhum comentário:

Postar um comentário