20 de agosto de 2015

População de Elísio Medrado pede explicações da qualidade da água

A água potável é aquela popularmente chamada água pura. Para ser bebida por nós, a água deve ser incolor, insípida (sem sabor) e inodora (sem cheiro). Ela deve estar livre de materiais tóxicos e microorganismos, como bactérias, protozoários etc., que são prejudiciais, mas deve conter sais minerais, em quantidade necessária à nossa saúde.
A população de Elísio Medrado está procurando explicações da Embasa com relação as evidências de alterações na sua qualidade, pois constantemente a água que abastece a população está chegando às torneiras  com uma grande alteração na sua cor e com um cheiro diferente.
Essa  alteração ocorre principalmente durante a manhã e é percebido por quem usa a água diretamente da torneira da rua e no armezenamento em caixas d'água.
Alguns moradores nos relataram que durante a lavagem de roupas, as mesmas ficaram manchadas.
Nossa reportagem esteve na Embasa várias vezes e foi informado que essa alteração está ocorrendo à noite quando há queda de energia e desligamento de equipamentos.
A água que abastece o  município é captada no Rio Jacutinga, localizado na bacia hidrográfica do Recôncavo Sul, município de Elísio Medrado.
Através da avaliação dos parâmetros físico-químicos, não há evidência de que existe contaminação por elementos e/ou substâncias químicas em concentrações indesejáveis. O órgão responsável pelo monitoramento e proteção dos mananciais, na Bahia, é o Instituto de Gestão das Águas e Clima – INGÁ. Confira a tabelça de análise.    Fonte:CriativaOnline

Nenhum comentário:

Postar um comentário