Pelo menos dois pontos do Parque Nacional da Chapada Diamantina ainda têm registros de incêndio, de acordo com as informações do Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia (Inema). Um dos lugares que mais preocupa está localizado na trilha da Cachoeira do Ramalho, mais próximo à cidade de Andaraí. Segundo Dário Magalhães, secretário municipal de Meio Ambiente e Turismo, o fogo se espalha com sentido ao Vale do Pati, mas equipes seguem atuando na tentativa do apagamento das chamas.
De acordo com Homero Vieira, membro da brigada voluntária Fifa, o incêndio segue nas proximidades do município de Andaraí.
Ele ainda afirmou que a extensão do fogo é grande e pega a região de Campo Alegre, além de mata de altitude. Segundo ele, o fogo passa em cima da trilha da Cachoeira do Ramalho e uma parte está próxima ao Vale do Pati.
O governo do estado afirmou que reforçou as ações de combate ao incêndio florestal na região através do Programa Bahia Sem Fogo, da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), com o apoio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (Icmbio), órgão federal que é responsável pela área que abrange o Parque Nacional da Chapada Diamantina. Além disso, ainda existe o tapoio de bombeiros militares e de equipes de brigada voluntárias.
VN
Nenhum comentário:
Postar um comentário