15 de dezembro de 2015

Bell Marques divulga nova versão de polêmica música acusada de racismo

O cantor Bell Maques acaba de divulgar a letra da sua nova música em sua página do Facebook. Ele havia assinado um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público do Trabalho para alterar após acusação do conteúdo machista e racista da canção. A música também ganhou um novo nome e agora se chama “Minha deusa)”. Por intermédio das Promotoras de Justiça, Dra. Márcia Regina Ribeiro Teixeira, do grupo de Atuação Especial em Defesa da Mulher (GEDEM), e Dra. Lívia Maria Santana e Sant’anna Vaz, do Grupo de Atuação Especial de Proteção dos Direitos Humanos e Combate a Discriminação (GEDHIS), o acordo assinado obrigava o cantor a alterar a letra da polêmica canção.
Em nota também em sua pagina na rede social, ele diz: “quero esclarecer que mudamos a letra da música não por imposição, mas sim por entendermos que dessa maneira estamos contribuindo para a melhoria das nossas vidas, e abraçando uma causa muito justa. Precisamos nos unir para acabar definitivamente com o preconceito”. Bell também informou que foi dele a iniciativa de procurar o MP e que, junto aos compositores, decidiu fazer modificações para assegurar que nenhuma mulher se “sentisse desrespeitada”. Na nova versão, o refrão diz: “Ô, mainha, eu também gosto de cabelo de chapinha, mainha, Tá lindo, tá lindinho”. Na versão original, a música dizia: “Ô mainha, mas eu só gosto do cabelo de chapinha, mainha”. E completa: “Sem duvida, a letra ficou mais bonita e fará parte dos grandes hits do nosso verão.”
LEIA A ÍNTEGRA DO COMUNICADO DIVULGADO POR BELL:
“Quando acordei hoje, abri a janela e o sol brilhava de uma forma muito especial. Um dia lindo, por isso, resolvi fazer com que ele ficasse mais bonito. Tomei a iniciativa de procurar ajuda para entender melhor de que forma poderíamos, juntos, resolver essa polêmica sobre a música “Cabelo de Chapinha”. Fui por LIVRE E ESPONTÂNEA VONTADE ao Ministério Público, onde tive o prazer de conhecer pessoas que puderam me falar mais um pouco sobre o momento político da discriminação e do racismo contra a mulher negra. Foi uma conversa amigável e agradável. Levei comigo meus amigos compositores da canção “Cabelo de Chapinha” que, prontamente durante a conversa, resolveram fazer as modificações necessárias para assegurar que nenhuma mulher se sentisse desrespeitada. Sem dúvida, a música ficou mais bonita e fará parte dos grandes hits do nosso verão. Lá no Ministério Publico, fizemos um acordo (TAC) por intermédio das Promotoras de Justiça Dra. Márcia Regina Ribeiro Teixeira, do grupo de Atuação Especial em Defesa da Mulher (GEDEM), e Dra. Lívia Maria Santana e Sant’anna Vaz, do Grupo de Atuação Especial de Proteção dos Direitos Humanos e Combate a Discriminação (GEDHIS). Agradeço toda a atenção do Ministério Público em nos receber e nos fazer ver como é importante nós nos juntarmos também a essa causa. Fiquei feliz, porque sempre fui uma voz presente nas lutas e causas em favor das mulheres, inclusive usando a minha imagem para propagandas em todos os meios de comunicação. Essa música nunca teve, em momento algum, a pretensão de magoar ou ferir os direitos da mulher negra. Muito pelo contrário, nas minhas músicas e na minha vida, sempre enalteço o valor e as conquistas das mulheres, começando por minha mulher, que é a pessoa que mais amo e admiro. 
AGORA QUERO AGRADECER DA MANEIRA MAIS CARINHOSA E SINCERA A TODOS OS MEUS QUERIDOS FÃS QUE ME ENCHERAM DE ORGULHO COM A FORMA EDUCADA COM QUE DEFENDERAM SEUS PENSAMENTOS COM RELAÇÃO A MÚSICA “CABELO DE CHAPINHA”. VOCÊS SÃO MARAVILHOSOS. MUITOOOOOOO OBRIGADOOOOOO!!! Beijosss Quero esclarecer que mudamos a letra da música não por imposição, mas sim por entendermos que dessa maneira estamos contribuindo para a melhoria das nossas vidas, e abraçando uma causa muito justa. Precisamos nos unir para acabar definitivamente com o preconceito” 
Minha Deusa (Cabelo de chapinha) 
Com esse amor ninguém pode 
Só água na cabeça 
Pra apagar o fogo 
Cabelo crespo, cabelo liso, cabelo black, cabelo loiro 
Minha Deusa 
Dia de salão 
Lindo é seu jeito todo mundo gosta de te ver 
Me traz seu coração 
Que esta noite só vai dá eu e você 
Com esse amor ninguém pode 
Só água na cabeça 
Pra apagar o fogo  
Ô Mainha eu também gosto de cabelo de chapinha, mainha 
Tá lindo tá lindinho Tá lindo tá lindinho.
VN

Nenhum comentário:

Postar um comentário