Muitas pessoas têm o costume
de comprar os presentes de Natal sempre na última hora. O Serviço de Proteção
ao Crédito (SPC Brasil) e a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL)
revelam que 19,6 milhões de brasileiros desejam comprar os presentes apenas uma
semana antes do dia comemorativo. Isso significa que 14,3% de consumidores
pensam em presentear alguém neste final de mês.
A pesquisa também mostra que 4,3% dos entrevistados vão retardar as
compras para usufruir das liquidações de começo de ano.
Segundo avaliação de Marcela
Kawauti, economista-chefe do SPC Brasil, deixar as compras natalinas para a
última hora não é uma escolha acertada para quem pretende economizar com esse
tipo de gasto, principalmente, em tempos de crise como o atual. “Muitos
consumidores deixam para comprar os presentes nesta semana por causa do
recebimento da segunda parcela do 13º salário. Mas se o consumidor deixa para
comprar muito em cima da hora, acaba não tendo tempo para pesquisar preços e,
consequentemente, gasta mais. Sem mencionar o risco dele não encontrar o
produto desejado e ter que optar por algo mais caro, comprometendo o
orçamento”, explica a economista. Metro1
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