17 de fevereiro de 2016

'Salvou situação', diz passageiro sobre piloto após pouso forçado

Após sair ileso de um pouso forçado em Santa Isabel (SP), na tarde desta última terça-feira (16), o empresário Maurício Leonel acredita que não houve um acidente grave graças ao piloto. No começo da tarde, o avião aterrissou na Estrada Prefeito Joaquim Simão. "O piloto foi sensacional. Salvou a situação", disse. Havia três ocupantes no avião e nenhum deles se machucou. O bimotor Embraer Navajo saiu do Rio de Janeiro e seguia para Campinas.
O piloto não quis gravar entrevista, mas contou ao Diário TV que estava a 4 mil pés de altura quando um motor falhou. Segundo ele, em seguida o outro também parou. Ele relatou ainda que teve menos de dois minutos para escolher onde pousaria e decidiu pela estrada que tem pouco movimento. "O voo vinha muito tranquilo. De repente eu percebi que o motor esquerdo falhou. Pensei até que fosse um experimento, porque não tenho experiência em aviação. Quando falhou o outro, simplesmente olhamos um para o outro e falamos: segura que vai dar problema. O avião simplesmente fez um 360, a porta do meu lado abriu e eu só desci. Não fiz nenhum esforço", continuou Leonel.
Segundo o proprietário, João Olyntho, todas as manutenções necessárias e a documentação da aeronave estão em dia. "Está 100% certo. Eu uso o avião e não deixo para trás. Sou piloto de formação e assim como não quero que aconteça nada comigo, não quero que aconteça com ninguém." Sérgio Boff, diretor da empresa que registrou as imagens, viu da janela do escritório a aterrissagem. "Primeiro eu ouvi a batida no chão. Aí vi o avião se deslocando pela pista. A batida foi muito forte", contou. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou na tarde desta terça-feira (16) que o certificado de aeronavegabilidade do avião é válido até janeiro de 2018. Uma equipe do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa 4) foi ao local para compor o processo de investigação. O objetivo é prevenir acidentes
G1 

Nenhum comentário:

Postar um comentário