17 de abril de 2016

Por que não consigo fazer o que quero?

Você se sente culpado ou culpada por ver o tempo passar e seus sonhos parecerem a cada dia mais difíceis de realizar? O que será que impede você de conquistar o que tanto quer?  Bem, neste pequeno artigo, quero apontar para você algo muito importante e, talvez, isso seja o que realmente está acontecendo com você que faz com que não avance rumo ao que tanto quer conquistar.
São muitas as circunstâncias em que vivemos que parece que é quase impossível alcançar nossos objetivos. Mas vamos com calma, antes de reclamar que está difícil, vamos compreender um pouco como nossa mente atua diante de tudo isso.  
Você sabia que tudo que vemos e ouvimos, mesmo o que sentimos, influencia diretamente o nosso comportamento? A verdade é que nosso cérebro atua com dois tipos de mente, a Mente Primitiva e a Mente Racional. Porém, como nós temos o controle da Mente Racional,  acreditamos que de fato estamos no controle de tudo até que nos deparamos com muros invisíveis que não nos permitem ir além. Tais muros, na maioria das vezes, são construídos pela Mente Primitiva, que tem a função de nos proteger e manter a nossa espécie.  Para melhor entender vamos pegar um exemplo simples:

Quando você tenta lembrar o nome de alguém e de imediato diz “Esqueci”, você  se esforça, tenta, tenta, sabe que o nome está na sua mente mas ele não vem, até que em um determinado momento ele aparece quando menos espera.  Esse exemplo pode ilustrar bem o que fazemos na vida: Quando damos uma sugestão a nossa mente, ela prevalece sobre a vontade. Quando foi dada a sugestão de “Esquecer”, a Mente Primitiva absorveu a informação e, então, criou um bloqueio para evitar o acesso à informação. Por mais que sua vontade seja de aprender, é muito importante saber que entre a “Sugestão” e a “Vontade” prevalece a sugestão. Ou seja, aquela velha história de que a primeira impressão é a que fica faz sentido quando se trata da mente.
Você tem a vontade de realizar um desejo, um sonho, alcançar um objetivo, porém, se estiver sabotando a sua mente com sugestões contrárias, não vai passar da vontade.  Se você diz  “Academia é horrível”, mas morre de vontade de ter um corpo bonito, no máximo terá um grande desânimo quando pensar em ir para a academia.  O mesmo vale para todo o resto.  É muito importante ter bastante cuidado com aquela primeira voz que vem em nossa mente, ela tem um forte impacto sobre o curso do trajeto.
Assim sendo, talvez o que você esteja vendo e ouvindo, seus pensamentos, sua conduta, estão lhe levando para o lado oposto de onde quer ir.  O fato é que se não fizer uma autoavaliação e não TREINAR a forma de ver as coisas, você vai continuar do mesmo jeito. Costumo dizer aos meus pacientes “Se você não mudar, nada vai mudar!”.  Por isso vou dar algumas dicas que talvez possam lhe ajudar.
·         Evite tudo que te passa um sentimento ruim;
·         Evite notícias ruins, músicas, filmes;
·         Procure colocar na sua mente coisas boas, alegres, divertidas;
·         Faça uma lista de seus defeitos e qualidades e comece a buscar meios para corrigir os defeitos e ampliar suas qualidades;
·         Seja mais tolerante,  o valor que você dá as coisas pode vir de uma sugestão não muito boa;
·         Durma bem, o sono é fundamental para revitalização da mente e para criar novos caminhos neurais que vão ajudar você a avançar no seu treinamento de mudança;

·         Lembre-se “Se você não mudar, nada muda!”

Prof. Luiz Décio – Psicanalista e Hipnólogo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário