A Semana Acadêmica
Interdisciplinar da Facemp em Santo Antônio de Jesus já se constituiu num
evento de grande sucesso, um marco real pelos resultados alcançados, pela
riqueza, qualidade dos conteúdos, apresentações, pela integração entre os
cursos e alunos e a participação ativa dos professores.
Na noite desta quarta-feira
(26/10) aconteceu na sede da Coopeducar a apresentação dos trabalhos do Projeto
Interdisciplinar – PI do primeiro, segundo e quarto semestres do curso de
Pedagogia. Segundo a coordenadora do curso, professora Rita de Cassia, o
primeiro semestre trabalhou com o livro O Diário de Davi, do professor Silvano
Sulzart que retrata os temas: Preconceito Racial, Homofobia e Bulliyng na
Escola.
O segundo semestre trabalhou
com o livro de Paulo Freire Professora Sim Tia Não com o objetivo de tratar de
questões bem concretas do cotidiano docente, tais como o rigor no preparo das
aulas, as qualidades necessárias para professoras e professores, as relações
com os alunos, a escuta da palavra, a leitura do mundo e a prática da
disciplina. Já o Projeto Interdisciplinar – PI do 4º semestre esteve voltado
para a construção de um Baú de atividades lúdicas.
alunas-pedagogiaEm entrevista
ao Portal Tribuna do Recôncavo, a aluna Nadiele Amorin informou que sua equipe
apresentou brinquedos produzidos com produtos reciclados. “Segundo ela, os
pais, professores e a comunidade devem estimular a criança a produzir o seu
próprio brinquedo, preferencialmente utilizando materiais recicláveis.
“Quando isso acontece, você
pai e mãe, estão diminuindo o consumismo e desenvolvendo a criatividade do seu
filho. Além disso, essa criança vai ter
um cuidado redobrado com o seu brinquedo por ter sido ela mesma que produziu”,
disse Amorin.
Já a luna Claudia Barreto
falou que sua equipe apresentou alguns jogos lúdicos, confeccionados com
garrafas peti e papelão. “Com esses brinquedos, produzido por materiais que
geralmente são descartados no meio ambiente, nós trabalhamos as disciplinas
matemática e português, e com isso possibilitamos um aprendizado melhor para as
crianças que tem dificuldade de trabalhar com cálculos”.
Ainda de acordo com Cláudia,
quando a escola trabalha a ludicidade, a criança se sente estimulada a
frequentar as aulas por saber que naquele ambiente ele vai estar se divertindo
e aprendendo. Em breve entrevista com as professoras Sandra Oliveira e
Celidalva Reis. (Tribuna do Recôncavo)
Nenhum comentário:
Postar um comentário