27 de novembro de 2016

Estudantes de Elísio Medrado elaboram jornal para incentivar leitura

O Colégio Estadual Democrático Professor Rômulo Galvão em Elísio Medrado é uma das unidades de ensino da rede estadual com melhor desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Saltou de 4,1, em 2013, para 5,2, em 2015, superando a meta prevista para 2019. E isso se deve, segundo a comunidade escolar, aos projetos pedagógicos desenvolvidos na unidade, que tornam o processo de ensino e de aprendizagem mais lúdico e divertido.
Uma das iniciativas é o Jornal do Rômulo Galvão (JRG), que está na 23ª edição, para incentivar o hábito de leitura, desenvolver ainda mais a aprendizagem da Língua Portuguesa e socializar com a comunidade o que está acontecendo na escola. A publicação apresenta informações sobre o cotidiano da escola, projetos, ações e o cantinho das produções textuais, espaço reservado para que o estudante revele seu lado escritor por meio de versos, prosas e composições músicas. Todo conteúdo é produzido pelos alunos da Oficina de Rádio e Jornalismo Escolar, com a supervisão e colaboração dos professores e colegas da instituição.

O estudante do 1º ano, João Pedro Lima, 16, diz que adora fazer a cobertura dos eventos da escola e interagir. “Como a oficina é aberta para estudantes de várias turmas, há uma interação maior com outros colegas e o aprendizado fica melhor”. João, que também apresenta um programa de rádio da escola, está empolgado com o conhecimento que vem adquirindo com a iniciativa. Segundo ele, as oficinas lhe estimularam bastante a buscar conhecimento sobre tudo o que está acontecendo ao meu redor. “Fico feliz quando cada edição do jornal fica pronta”. Para Érica Gaspari, 16, do 2º ano, é uma experiência diferente de todas que já vivenciou no colégio. “Não temos funções definidas. Das pautas às fotos, todos escolhem juntos como será feita a edição do jornal. Isso torna a atividade divertida e estimulante”.

A coordenadora da oficina e professora de Artes, Ariele Caiena, explica como é o processo de produção. “Para a elaboração das pautas, realizamos uma lista do que está acontecendo ou que será realizado no colégio e vamos escolhendo os de maior destaque”. Além de definir, junto com os alunos as pautas, ela realiza a diagramação e faz a supervisão dos textos com outros professores do colégio. O jornal é disponibilizado na versão impressa que é distribuída na biblioteca do Colégio e na versão online acessível no blog (colegioromulo10.blogspot.com.br)./Tribunadorecôncavo

Nenhum comentário:

Postar um comentário