13 de dezembro de 2018

Equipe de Bolsonaro discute nova tabela de frete para evitar greve

Uma nova tabela de frete, que deve ser apresentada em janeiro pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para substituir a atual já é discutida pela equipe de transição. A proposta ficará em consulta pública para que todos os agentes do setor possam dar sugestões. As informações são do jornal O Globo.
Uma das principais críticas do setor produtivo é que a tabela vigente foi elaborada de forma unilateral pela ANTT, no afogadilho, para acabar com a greve dos caminhoneiros, que praticamente parou o país em maio.
A nova contemplará vários tipos de veículos para diversos tipos de carga. Na quarta-feira (13/12), a Advocacia-Geral da União (AGU) conseguiu derrubar a decisão do ministro Luiz Fux, do STF, que suspendia o pagamento de multas
pelo não cumprimento da tabela. Esta liminar chegou a provocar um início de paralisações na segunda-feira, em estradas de São Paulo e Rio de Janeiro.
De acordo com a reportagem, o futuro ministro de Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, já sinalizou que vai trabalhar para que a tabela do frete seja cumprida no país, em novos parâmetros, mais aderentes ao mercado, estabelecendo um piso correto que cubra os custos e remunere os caminhoneiros.


*Metropoles

Nenhum comentário:

Postar um comentário