20 de fevereiro de 2019

SAJ: Colégio Estadual Francisco da Conceição Menezes sedia Oficina de Canto Coral

Está acontecendo em Santo Antônio de Jesus, no Colégio Estadual Francisco da Conceição Menezes, de 18 a 21 de fevereiro, a Oficina de Formação em Canto Coral, que está sendo ministrada pela instrutora Elisabeth Ladeia, a qual tem formação em violão erudito e traz consigo uma vasta experiência como instrutora do NEOJIBA – Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e infantis da Bahia.

Em Santo Antonio de Jesus a oficina está sendo realizada sob a gestão da atriz, produtora cultural e estudante de pedagogia Fátima Carvalho. A iniciativa contempla cerca de 70 pessoas incluindo alunos da casa, projetos sociais, associações de bairros, grupos de teatro, artistas, cantores profissionais e iniciantes.
“A gente trabalha a partir da vulnerabilidade social, usando a música como ferramenta de inclusão e transformação”, afirma Elisabeth”, a qual já esteve levando esta mesma formação para as cidades de Jussari e Firmino Alves. Depois de Santo Antônio de Jesus ela seguirá para Vitória da Conquista e Itapetinga.

Em duas turmas com idades variadas, um dos destaques é Dona Conceição (Pró Conça), que no auge dos seus 85 anos de vida entende que nunca é tarde para aprender um pouco mais. Além de cantar na igreja de Santo Antonio, Pró Conça toca acordeon, violão, pandeiro e timbau, ainda coordena um grupo de jovens na paróquia.
A oficina faz parte do Projeto Escolas Culturais do Governo da Bahia por meio das Secretarias de Educação (SEC), Cultura (SECULT) e Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), e participação na gestão pelo Instituto de Ação Social pela Música (IASPM).
Texto: Valdelice Costa/ ASCOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário