18 de abril de 2019

Balanças de uso proibido no Brasil são recolhidas em Salvador

O Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro), órgão delegado do Inmetro na Bahia e autarquia da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), divulgou os resultados da Operação Semana Santa, finalizada na última terça-feira (16).
O objetivo foi fiscalizar balanças de pesagem de alimentos como pescados, um dos itens mais procurados em virtude do cardápio pascal. De 141 instrumentos vistoriados, 14 estavam irregulares por problemas diversos, entre eles serem equipamentos de uso proibido no Brasil por não atenderem aos requisitos de proteção ao consumidor determinados pelo INMETRO.

Aproximadamente 380 instrumentos “piratas”, de origem asiática, já foram retirados do mercado baiano desde 2016, quando o Ibametro intensificou a fiscalização sobre as balanças. Somente na Operação Semana Santa, foram realizadas 113 visitas de fiscalização a estabelecimentos comerciais e feiras livres. Entre as feiras visitadas pelo órgão, estão as principais de Salvador, localizadas em Itapuã, São Joaquim e Água de Meninos.
Produtos fiscalizados: além dos pescados, o Ibametro fiscalizou ovos de chocolate, bombons, colombas pascais, azeite de dendê, leite de coco, castanhas, camarão e amendoim. Nestes itens, o índice de reprovação foi de 5%.

*VN

Nenhum comentário:

Postar um comentário