O último grande ato, dos quatro anos de administração do Yacht Clube da Bahia (YCB), na gestão do comodoro Marcelo Sacramento foi ‘sacramentado’, nesta última sexta-feira 28, com a solenidade de assinatura do ‘Protocolo de Intenções’ para a realização, entre os dias 6 e 12 de dezembro de 2020, do Campeonato Mundial de Vela Jovem previsto para acontecer nas águas da Baia de Todos-os-Santos, na praia de Inema, Base Naval de Aratu, Salvador-Bahia.
Com parceria da Marinha do Brasil, apoio da Prefeitura Municipal de Salvador e do Governo do Estado, através da Secretaria de Turismo (Setur), o evento contará, ainda, com as participações da Confederação Brasileira de Vela (CBVela), da Federação de Esportes Náuticos do Estado da Bahia (Feneb), da Salvador Destination e do Yacht Clube da Bahia (YCB).
APLAUSOS
Partiu do vice-almirante Marcelo Campos os primeiros aplausos pela iniciativa do Yacht Clube e o próprio militar se colocou parceiro do evento, dizendo: “É um reforço para a mentalidade marítima da região e a valorização da Amazônia Azul, que hoje movimenta uma economia de R$ 2 trilhões. Para aqui (Salvador) virão atletas de renome internacional que vão promover a cidade pelo mundo a fora”, sintetizou.
O presidente da CBVela, Marco Aurélio Ribeiro revelou que o impacto de um campeonato desse porte valoriza Salvador em todos os aspectos. Mas fez questão de frisar que os atletas existem porquê, por trás deles existe clubes como o Yacht que vem fazendo um trabalho excepcional, colocando a Bahia em destaque nacional e internacional. Em dezembro de 2020, a cidade de Salvador será a capital mundial da vela”, referendou.
Aplaudiu a Marinha do Brasil por oferecer suas instalações em Inema para a realização da competição. E por esta viabilizando a prática do esporte à vela em todo o pais, militarizando os atletas para dar garantias de desenvolvimento profissional. Não se furtou em elogiar o papel dos governos – que sempre estão por traz das ações oferecendo bolsas esportivas. E finalizou: “A vela põe os locais no mundo turístico”, assim como as federações estaduais possibilitam que o esporte exista e funcione”.
Presidente da Feneb, Marcio Cruz revelou que há mais de vinte (20) anos a Bahia não recebe um campeonato mundial de Vela como o que vai ocorrer. “O Campeonato Mundial de Vela Jovem engloba as classes olímpicas e o Mundial da Juventude engloba as classes da juventude com atletas entre 15 e 19 anos. A World Sailing ( www.sailing.org ) é a entidade máxima da vela (Iatismo) no mundo. Ela é quem autoriza e regula a realização de todos os eventos da vela mundial, nas mais diversas classes, e em todos países e realiza apenas 2 eventos mundiais por ano”,comenta.
GOVERNOS
Subsecretário de Turismo do Estado, Benedito Braga, representando o titular Fausto Franco que está em viagem fora do pais, refletiu: “O esporte é um grande motivador de viagens”. Ao tempo em que reconheceu o YCB como o maior clube náutico do Brasil e lembrou que o governo do estado está com eventos (obras civis) do Prodetur para a Baía de Todos-os-Santos. Aproveitou para anunciar que, em breve, haverá o naufrágio assistido de um velho ferry-boat, nas proximidades da Barra que vai propiciar mergulhos de observação para os apreciadores da fauna marinha.
Secretario Municipal de Cultura e Turismo (Secult), Claudio Tinoco, trouxe ao evento as palavras do prefeito ACM Neto, a qual representava. Disse que nos últimos anos, o YCB teve um papel fundamental para o que a gestão municipal está construindo nos últimos seis anos, reconhecendo que somos a 4ª cidade do pais e que faltava uma maior projeção internacional. “O Yacht tem feito muito em nos auxiliar, e por isso, pudemos trazer a regata Transat, em 2017 e, neste ano, a competição internacional deverá finalizar sua disputa nas águas de nossa cidade”.
Claudio Tinoco considera que o Mundial de Vela Jovem será a celebração final do governo de ACM Neto, “o que marcará para sempre a cidade de Salvador” E completou: “O campeonato será mais uma dessas ações finais”. Parabenizou a |Marcelo Sacramento e toda sua diretoria pela gestão inovadora e quer que o mesmo continue “o seu compromisso público e de responsabilidade social em prol deste grande patrimônio mundial que são as águas da Baia de Todos-os-Santos”.
REPRESENTATIVIDADE
Presidente da Salvador Destination, Roberto Duran considerou o campeonato como o maior evento de representatividade de vela do mundo. E valorizou o nível de visibilidade que a Bahia terá em todo cenário náutico no mundo, a partir da sua realização. “Esses e outros bons eventos dão continuidade o que a Salvador Destination tem feito junto com a Prefeitura Municipal para movimentar, cada vez mais, toda cadeia produtiva do turismo”.
Duran destaca, ainda, que eventos deste porte tem que ser realizado com total primazia. Precisamos oferecer o que a Bahia tem de melhor para que haja retorno dos turistas em outras oportunidades. Vamos divulgar ao mundo a nossa melhor imagem para trazer mais emprego e renda para nosso estado”, justificou.
O presidente da Associação Baiana de Imprensa (ABI), Walter Pinheiro realçou o espírito da competição, em colocar o protagonismo dos jovens de até 19 anos, “nesse momento de chamamento das novas gerações para o desenvolvimento do esporte em trodo o mundo! “.
O deputado federal João Roma vibrou em falar do entusiasmo que tem pela Amazônia Azul, “que hoje é mais ampla do que a Amazônia territorial” e encheu de elogios o comodoro Marcelo Sacramento por ele ter colocado o Yacht Clube em um outro patamar de valorização ‘pela sua gestão com total destreza, ampliando os horizontes do clube baiano’. Exortou aos presentes a dar as mãos e usar o mar como vetor da economia, para gerar emprego para quem mais precisa.
AGRADECIMENTOS
Marcelo Sacramento agradeceu a todos pelas contribuições para que ele pudesse fazer uma caminhada exitosa e conquistar os espaços conseguidos. Agradeceu o apoio da Prefeitura Municipal do Governo do Estado e se emocionou ao se dirigir aos atletas do clube e ao técnico da equipe. Encerrou dizendo que se sentia feliz com a certeza do dever cumprido e desejou sucesso ao sucessor.
O novo comodoro Marcelo Gama Lobo reforçou todas as palavras do ex-gestor Marcelo Sacramento e disse que o clube sempre estará atento às questões náuticas. “Nosso interesse continua sendo o esporte, a conservação da Baía e a promoção da cidade de Salvador. “Esta Baia de Todos-os-Santos, denominada pelos indígenas como ‘Kirimurê’, será a capital da Amazônia Azul”. Sobre o evento internacional ele espera o foco maior da imprensa para o clube e, especialmente, para Salvador.
*Tribuna da Bahia

Nenhum comentário:
Postar um comentário