A doação de sangue na Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado da Bahia (Hemoba) ganhou novos critérios, para evitar a disseminação do coronavírus. Pelas novas orientações, candidatos que estiveram em regiões de transmissão comunitária, ou seja, quando não é possível estabelecer de onde partiu o contágio, estão impedidos de doar por 30 dias.
O mesmo período de inaptidão temporária é usado para pessoas que tiveram contato com pacientes com diagnóstico confirmado pelo Covid-19. As pessoas que contraíram o vírus ficam por 90 dias após o desaparecimento dos sintomas sem poder doar sangue.
De acordo com o diretor geral do Hemoba, Fernando Araújo, outras medidas foram adotadas como forma de evitar a propagação do coronavírus.
Para evitar grande concentração de pessoas nas unidades do Hemoba, a diretora de Hemoterapia e Hematologia da Fundação Hemoba, Rivânia Andrade, orienta que os candidatos marquem hora para a doação de sangue.
“Com a recomendação das pessoas ficarem reservadas em suas residências e evitar locais com alto fluxo de pessoas, devemos ter uma queda nas doações. Para amenizar este impacto, a Fundação está ligando para os doadores fidelizados e disponibilizando para a comunidade o agendamento, que é uma opção para aqueles que estão com receio de ficar em ambientes com muitas pessoas. Através da hora marcada, garantimos o número adequado de voluntários por sala e horário”, explicou.
A opção por marcação de horário para doação de sangue pode ser feita pela internet, pelo e-mail horamarcada@hemoba.ba.gov.br ou pelo telefone (71) 3116-5621.
*G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário