12 de dezembro de 2020

Samarco retoma atividades em Mariana anos após rompimento de barragem


As atividades da mineradora Samarco foram retomadas ontem (11) em Mariana, na região central de Minas Gerais, cinco anos após o rompimento da Barragem de Fundão. A licença para retomada das operações foi concedida em outubro do ano passado.

Em 5 de novembro de 2015, o desastre despejou mais de 40 milhões de metros cúbicos de rejeitos no rio Gualaxo do Norte, em Mariana. A tragédia deixou 19 pessoas mortas, além de causar uma série de impactos ambientais, sociais e econômicos, atingindo 39 municípios de Minas Gerais e Espírito Santo. 

Até hoje, no entanto, nenhuma das ações reparatórias esperadas foi concluída, de acordo com procuradores integrantes da Força-Tarefa Rio Doce do Ministério Público Federal (MPF). Além disso, nenhum responsável foi punido.

Nesta última sexta, o prefeito de Mariana, Duarte Júnior, anunciou a retomada das operações em suas redes sociais. “Recebi ontem, em meu gabinete, para uma reunião de trabalho, o presidente da Samarco, Rodrigo Alvarenga Vilela, e informo a todos vocês que a empresa retorna as suas atividades hoje. Não haverá cerimônia ou evento para marcar o momento, respeitando as normas e também todos os familiares e vítimas do rompimento da barragem”, afirmou. 

*metro1

Nenhum comentário:

Postar um comentário