![]() |
Foto: Bahia Notícias |
Foi registrada uma redução de 60% nas mortes de pessoas entre 90 e 99 anos; de 44% entre aquelas de 80 a 89 anos; e de 14% entre os que possuem entre 70 e 79 anos.
Segundo a Associação dos Registradores Civis das Pessoas Naturais do Estado da Bahia (Arpen/BA), os idosos da faixa etária entre 90 e 99 anos representavam, em média, 6,8% do total de mortos pela Covid-19 desde o início da pandemia. Em março, já com os primeiros reflexos da vacinação para esta idade, passaram a representar 5,39% dos óbitos e, nos primeiros dias de abril, 2,7% do total de falecimentos.
Os dados constam no Portal da Transparência do Registro Civil, base de dados abastecida em tempo real pelos atos de nascimentos, casamentos e óbitos praticados pelos Cartórios de Registro Civil do País, administrada pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil), cruzados com os dados históricos do estudo Estatísticas do Registro Civil, promovido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com base nos dados dos próprios cartórios brasileiros.
"Os números falam por si só o quão importante está sendo a vacinação para a população baiana. Podemos ver que tivemos redução de óbitos de pessoas mais idosas e isso é uma grande vitória para o estado, mas infelizmente ainda temos altos índices de mortalidade em nossa população mais jovem. Por isso, é importante que seja realizada o quanto antes a vacinação em massa", destaca o presidente Arpen/BA, Daniel de Oliveira Sampaio.
*Bahia Notícias
Nenhum comentário:
Postar um comentário