![]() |
Foto: NOAA/NASA |
De acordo com o presidente da Associação Paraibana de Astronomia (APA), Marcelo Zurita, uma imagem de satélite registrou um flash (ponto azul) no centro do mapa.
"Provavelmente foi o flash gerado pelo bólido [espécie de meteoro]. A imagem, juntamente com os relatos, nos levam a crer que se trata realmente de um bólido", explicou Marcelo Zurita.
Segundo o Laboratório Sismológico (LabSis) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que monitora e divulga toda atividade sísmica da região Nordeste do país em tempo real, tudo indica que foi um objeto espacial.
"Estamos verificando nos nossos dados para saber se registramos o eventual impacto", informou o coordenador do LabSis, Aderson Nascimento.
Nas redes sociais, muitas pessoas relataram ter escutado o barulho no céu.
"Sou de Cocal, Brotas de Macaúbas. Eu e meu esposo também escutamos esse estrondo", disse uma moradora da região onde foi vista a luminosidade.
"Eu ouvi aqui do povoado de Juazeiro, município de Oliveira dos Brejinhos. Achei que fosse alguma explosão em algum garimpo", relatou outra moradora.
Outros casos na Bahia
No dia 2 de abril, moradores da Bahia relataram ter escutado um barulho no céu e pesquisadores dizem que a causa foi a passagem de um meteoro.
Já em outubro de 2020, outras passagens de meteoros puderam ser vistas na Bahia. No dia 19, um meteoro luminoso pôde ser visto das cidades de Curaçá e Paulo Afonso, ambas no norte do estado. Quem estava em municípios de Sergipe, Paraíba, Ceará e Pernambuco também conseguiu observar.
No dia 26 de outubro, outro meteoro pode ser visto de cidades da Bahia, entre elas, Ipirá, Itaberaba e Ituberá. Um morador de Ituberá, cidade do baixo sul baiano, relatou a passagem do meteoro.
*G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário