A maioria dos brasileiros entrevistados pela pesquisa Datafolha acredita que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se beneficiou do relacionamento com empreiteiras.
De acordo com o estudo, em resposta à pergunta "Acha que Lula foi beneficiado por construtoras no caso do Triplex em Guarujá?", 62% acham que sim. A resposta do sim se divide entre três hipóteses.
A de que Lula, em troca, ajudou as empresas, é a mais escolhida. Uma minoria acredita que Lula não retribuiu os favores ou não sabe se foi dado algo em troca.
O estudo foi realizado com 2.768 entrevistados em 171 municípios, entre os dias 24 e 25 de fevereiro. As perguntas se referem às reformas feitas em um apartamento triplex no Guarujá, no litoral paulista. Empreiteiras teriam pagado a obra, mas Lula nega que o apartamento seja seu. O caso está sob investigação na operação Lava Jato.
Na mesma investigação está um sítio em Atibaia, no interior de São Paulo, que também teria tido uma reforma paga por empreiteiras. Entre os entrevistados, 57% acreditam que Lula foi beneficiado pelas empresas. A maioria também acredita que o ex-presidente deu algo em troca.
Por mais que a maioria acredite na culpa de Lula, ele ainda é considerado pelos que responderam à pesquisa como o melhor presidente que o Brasil já teve. Em pesquisa espontânea, na qual não se fornece nomes, ele aparece à frente de Fernando Henrique Cardoso, Getúlio Vargas e Juscelino Kubitschek. Apesar de ter 37% dos entrevistados acreditarem que seu governo foi o melhor, esse percentual já foi maior, e chegou a 71% em pesquisas anteriores.
O tempo
Nenhum comentário:
Postar um comentário