A revista inglesa “New England Journal of Medicine” divulgou um estudo afirmando que o novo coronavírus pode permanecer no ar por até três horas em forma de aerosol, com redução na taxa de infecção pelo volume de ar no local. Ou seja, a contaminação da doença não acontece apenas pelo contato com algum infectado.
O estudo também divulgou o tempo que o vírus permanece em cima de superfícies, ou seja, caso um infectado acabe espirando em cima de alguma local, o vírus ficará na área e se alguém tocar e levar a mão aos olhos ou à boca, pode ser infectado. Essas superfícies podem ser mesas, roupas de pessoas, celulares, computadores, qualquer coisa. Apesar dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças não considerarem essa a maneira mais comum de infecção, a Organização Mundial de Saúde (OMS) afirma que lavar as mãos, limpar e desinfetar superfícies frequentemente tocadas diariamente é essencial para prevenir a proliferação do Covid-19.
Segundo o estudo, o vírus possui um tempo de vida diferente a depender da superfície em que esteja, confira alguns exemplos: vidro em quatro dias, madeira em quatro dias, metal em 48 horas, luvas cirúrgicas em oito horas, alumínio em duas a oito horas, plástico em cinco dias, papel em quatro a cinco dias, cobre em quatro horas.
Para desinfecção, os materiais mais recomendados são álcool de 62-71%, água oxigenada de 0,5% e água sanitária contendo 0,1% de hipoclorito de sódio. Por fim, o intuito do estudo foi sinalizar para a população de que a limpeza da mãos e das superfícies que costumamos tocar diariamente é de extrema importância para prevenir a propagação da doença.
*varelanotícias
Nenhum comentário:
Postar um comentário