13 de abril de 2022

Juliette, Elba, Safadão; governo da Bahia divulga atrações das festas juninas em Salvador

Foto: Carol Garcia/GOVBA

O governador Rui Costa divulgou, nesta última terça-feira (12), atrações para o São João 2022 em Salvador. Entre os artistas que vão se apresentar de 23 de junho a 2 de julho, estão Juliette, Elba Ramalho, Geraldo Azevedo, João Gomes, Safadão, Estakazero, Targino Gondim, Solange Almeida, Dorgival Dantas, Thiago Aquino e Saia Rodada.

Desde 2020, o evento está suspenso em todo o estado por causa da pandemia, mas o retorno já havia sido anunciado na segunda-feira (11), quando o governador desobrigou o uso de máscaras em locais fechados, como medida de combate à Covid-19 .

Nas redes sociais, Rui também divulgou as apresentações de Bell Marques, Pablo, Adelmário Coelho, Targino Gondim, Flávio José e banda Limão com Mel.
Assim como nos anos anteriores, a festa será realizada no Pelourinho, Centro Histórico de Salvador e no bairro de Paripe, na região do subúrbio ferroviário - que também receberá o campeonato estadual de quadrilhas juninas, de 16 a 19 de junho, segundo a Superintendência de Fomento ao Turismo (Bahiatursa).

Ainda conforme a Bahiatursa, no palco do subúrbio os shows acontecerão nos dias 23 e 24 de junho, e no Centro Histórico, de 23 a 26. A novidade esse ano é o arraial que será montado no Parque de Exposições, na Avenida Paralela, com shows de 23 a 26 e de 30 de junho a 2 de julho.

São João na Bahia
Antes mesmo do anúncio do governador, municípios baianos já haviam confirmado a realização dos festejos de São João e São Pedro. Jequié, por exemplo, na região sudoeste, terá 13 dias de celebração. A primeira cidade a divulgar atrações foi Conceição da Feira, na região de Feira de Santana - ambas com tradição de eventos juninos.

Entre outras cidades que realizam grandes festas de São João estão Amargosa, Santo Antônio de Jesus, Senhor do Bonfim, Cruz das Almas, Ibicuí, Cachoeira, Camaçari.

No final de março, o governador Rui Costa disse que "a maior festa da Bahia não é o carnaval, são as festas juninas, porque acontece em praticamente em 417 municípios". Na época, ele adiantou que a Secretaria de Turismo tinha sido autorizada a traçar parcerias com prefeituras do interior.

Prejuízos econômicos
Em 2021, a Bahia deixou de arrecadar R$ 79 milhões de ICMS, por causa do cancelamento do São João, em virtude da pandemia. Os dados foram divulgados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI).

Com base no último ano comemorativo dos festejos juninos, de acordo com o estudo, cerca de R$ 107 milhões decorrentes de gastos de turistas nacionais e estrangeiros deixaram de circular no estado. Além disso, mais de 24 mil empregos formais e informais deixaram de ser gerados nos setores correlacionados com o evento.

*G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário