![]() | ||
Foto: Reprodução/Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil |
O ministro Rui Costa (PT), nesta última terça-feira (24), confirmou que a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) deve passar por um processo de transição e sair do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) para a Casa Civil.
Apesar de ter divulgado que a Abin não permanecerá no GSI, o petista não divulgou quando exatamente esta mudança ocorrerá. “Estamos discutindo um novo formato de vínculos e fluxos para melhorar a qualidade da informação que o presidente recebe. Estão sendo analisados modelos e estruturas e em breve [a alteração] será anunciada”, afirmou o ministro para o portal Metrópoles.
Vale ressaltar que, anteriormente, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já tinha pensado na transição do serviço de inteligência, no entanto, a decisão foi impulsionada por conta dos atos antidemocráticos realizados por apoiadores radicais do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) que ocorreram na Praça dos Três Poderes, no dia 08 de janeiro deste ano.
Em sua primeira entrevista de 2023, Lula declarou que apesar do Brasil contar com a inteligência do GSI, da Abin, do Exército, da Marinha e da Aeronáutica, "nenhuma dessas inteligências serviu para avisar ao presidente da República" sobre a invasão na Esplanada dos Ministérios por extremistas.
*Metro1
Nenhum comentário:
Postar um comentário