Na guerra entre as empresas de telefonia celular, quem sai ganhando é o cliente. Na disputa por consumidor, as empresas telefônicas baixaram o preço das ligações e ampliam pacote de dados de celulares. O preço da chamada por minuto para outras operadoras, por exemplo, que custava, em média, R$ 1,50, pode chegar a até R$ 0,25 - uma economia de 83% no bolso do consumidor.
Entre os planos pré-pagos, o preço semanal cobrado ao consumidor não teve alteração, mas o cliente agora tem franquia de internet que pode chegar a 400 MB, bônus de dados progressivo, de acordo com o valor da recarga, e até 100 minutos para falar, por semana, para qualquer companhia, sem descontar o saldo. á na opção controle, no qual o consumidor já sabe o valor fixo que irá pagar no final do mês, os planos são ainda mais atrativos. Os pacotes de internet podem chegar a 2 GB mensais e até não descontar da franquia o uso de redes sociais, como Whatsapp, Facebook e Twitter.
As medidas das operadoras em reduzir suas tarifas entre as empresas, a chamada interconexão, acontece por cumprimento de norma da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) que, em 2014, determinou que haja uma redução no valor dessa tarifa até 2019, quando deverá ficar em cerca de R$ 0,013/minuto.
Apenas um chip
A TIM, por exemplo, está oferecendo em seus planos minutos para falar com qualquer operadora, além de preços acessíveis caso o cliente ultrapasse essa franquia. “Reformulamos nosso portifólio para oferecer preços realmente baixos para que nossos clientes possam ligar para qualquer operadora, em qualquer localidade do Brasil”, afirma a gerente de marketing da TIM Bahia, Alessandra Heideker.
Segundo ela, o objetivo é estimular que os clientes tenham apenas um chip e não precisem recorrer a outras operadoras. “Aqui na região, é muito comum que as pessoas salvem o contato na agenda, colocando a operadora como sobrenome ou, então, sinalizem em seus cartões de visita a empresa de cada número”.
Uma pesquisa qualitativa realizada pela operadora Oi revelou a preferência dos consumidores pelo serviço de dados. A amostra identificou que o custo, o aumento da popularidade das redes sociais e a facilidade do acesso à internet foram os motivos que fizeram com que o serviço de voz perdesse seu protagonismo nos últimos anos.
O estudo aponta, entretanto, que as chamadas de voz continuam sendo um atributo importante na telefonia móvel, com forte apelo emocional. “As reformulações pretendem inibir o efeito comunidade entre clientes de uma mesma operadora, diminuindo assim a necessidade de o consumidor pré-pago ter múltiplos chips”, pontua o diretor de operações regionais da Oi, Manoel Campos.
Já a operadora Claro informou, através de nota, que agora disponibilizam 350MB de internet por semana em seu plano pré, com acesso aos aplicativos WhatsApp, Facebook e Twitter à vontade, sem descontar da franquia. “O comportamento do consumidor vem mudando muito. Os consumidores estão muito mais para dados do que para voz”, explica Marco Aurélio Alves, diretor regional da Claro para Bahia e Sergipe.
Para atender os clientes que priorizam a utilização da internet, a Vivo informou, através de nota, que passou a oferecer, nos planos pré-pagos, bônus progressivos, no qual o cliente pode ganhar até 200 MB por mês ao fazer recargas mensais que totalizem R$ 35.
Clientela exigente
Os consumidores estão mais atentos aos planos e à qualidade dos serviços. A advogada Isaura Medeiros, por exemplo, realizou a portabilidade de seu plano porque queria uma melhor qualidade do sinal, tanto para internet quanto para ligações.
“Como cliente, queremos o serviço que mais se encaixe com o nosso perfil de consumo e que nos atenda melhor. As pessoas utilizam múltiplos chips para fazerem ligações mais baratas entre números da mesma operadora. Se as empresas oferecem preços mais competitivos e a opção de ligar para qualquer uma das empresas, acho que serão os outros serviços que vão determinar qual operadora cada pessoa irá escolher”.
Fim da cobrança pelo deslocamento já é realidade
No mês passado, o Senado aprovou o projeto que extingue a cobrança de roaming em ligações de celular. O fim da cobrança ao consumidor quando ele está fora da área para a qual o aparelho foi habilitado já é realidade em algumas operadoras. Com a iniciativa de não cobrar tarifas de deslocamento (roaming nacional), a Oi já atende a demanda aprovada no Senado por meio dos planos Oi Mais, Oi Mais Controle e Oi Livre.
O relator da proposta, senador Walter Pinheiro (PT-BA), defendeu a iniciativa como uma forma de reduzir os custos das tarifas telefônicas para os consumidores. “Aqui no Brasil o minuto do celular é um dos mais caros do mundo, principalmente para a camada da população que mais utiliza o celular. O Brasil tem mais de 270 milhões de celulares. Desses, 80% são aparelhos pré-pagos, com o minuto mais caro. E para baratear as ligações estamos vencendo, por etapas, com a aprovação de medidas como a proposta aprovada”, afirmou o senador.
Durante o encaminhamento da votação, o senador reforçou que a extinção da cobrança está de acordo com o debate mundial sobre redução de custos e simplificação de processos das ligações das telefonias contratadas pelos consumidores. O Projeto de Lei do Senado 85/2013 foi aprovado em caráter terminativo e seguiu para análise da Câmara dos Deputados.
Correio
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